Organizada pelo Laboratório Antropologia Visual em Alagoas/UFAL

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Iemanjá, hoje é teu dia!










Autores: Juliana Nicolle Rebelo Barretto, Mestranda em Antropologia/UFPE e Thiago Angelin Lemos Bianchetti, Bacharel em C. Sociais/UFAL, ambos são pesquisadores do AVAL/UFAL

Email: julianada01@hotmail.com ; bianchetti5@yahoo.com.br

Título do ensaio: Iemanjá, hoje é teu dia!

Ano e local da realização: 2007, Maceió-AL

Formato Original: ( X ) digital ( ) analógico:

Quantidade de Fotos e dimensão: 4 fotos, 25X30cm

Título da Pesquisa: Mapeamento dos Terreiros em Alagoas – Programa Afroatitude

Coordenador ou Orientador/Instituição: Rachel Rocha

Resumo do Ensaio:

As imagens contidas neste ensaio foram registradas a partir de pesquisa etnográfica que objetiva mapear os terreiros do Estado Alagoas. Praticantes de cultos afro-brasileiros pertencentes aos terreiros de várias localidades da capital e de municípios do interior organizam-se em direção ao litoral no dia 8 de dezembro, para cumprirem com suas obrigações enquanto adeptos.

A Praia da Pajuçara, bairro nobre da cidade de Maceió, é o local mais freqüentado para realização dos cultos Afro-brasileiros nesse dia. Faz parte das comemorações darem visibilidade à identidade e suas manifestações através de práticas ritualísticas que envolvem oferendas em agradecimento a Iemanjá. Pequenos barcos carregam as oferendas que são enviadas em destino ao mar, onde tudo é dedicado à Iemanjá com muitas flores e regado por colônia de alfazema.

De forma geral, esse dia, para as religiões afro-brasileiras do Estado, passa a ser concebido como um momento visivelmente marcante para expressar a identidade religiosa desses grupos.

Nenhum comentário: